terça-feira, 15 de outubro de 2013

Minas Trend Preview 2013




Ana Luiza Anacleto  diretora da Garden Party Mostra, esteve prestigiando o Minas Trend Preview 2013.


Os visitantes da 13ª Edição do Minas Trend, que circulam entre o saguão do Expominas durante o evento, certamente já se depararam com a exposição Carne Seca, que enfeita todo o trajeto até a entrada da sala de desfiles.
Os 30 looks expostos são resultado do Projeto Carne Seca, patrocinado pela Provest, com apoio da Fiemg Regonal Vale do Aço e do Sesi-MG. Cada peça foi confeccionada a partir de material reciclável – retalhos de tecidos e refugo industrial doados para o projeto – pela estilista Vanuza Bárbara utilizou retalhos de produção têxtil.
O objetivo é incentivar a indústria mineira a aplicar as leis de incentivo, patrocinando produções que viabilizem também os aspectos culturais, sociais e ambientais.
De acordo com o proprietário da Provest Uniformes, Luciano Araújo, duas toneladas de retalhos são gerados pela empresa mensalmente. “É importante mostrar aos empresários que bons exemplos devem ser seguidos e que é possível trabalhar o cultural, o social e o ambiental, patrocinando projetos que beneficiarão a sociedade, pois os recursos de impostos gerados na comunidade serão devolvidos a ela própria em forma de desenvolvimento”, pontua Luciano.
Além de doação à comunidade, com essa parceria, muito desses resíduos industriais deixarão de ter como destino o aterro sanitário passando a ser fonte de geração de renda para as artesãs que comercializarão diversos produtos pelo site da estilista Vanuza Bárbara.

Projeto Escola Móvel leva oficina de customização ao Minas Trend
13 MW Estand Customização SENAI 650
Dona Eunice Rodrigues, da comunidade Bairro da Serra

Uma iniciativa do SESI, em parceria com a Fiemg, o Projeto Escola Móvel leva cursos de iniciação profissional para comunidades do interior de Minas Gerais, através de oficinas volantes, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação para as indústrias, entre elas a têxtil. Presente na 13a edição do Minas Trend, o estande do projeto simula uma oficina de costura, na qual os visitantes tem a oportunidade de produzir lenços personalizados, customizando as peças com bordados, crochês e franjas.
A ação no Minas Trend inclui a presença de costureiras, ex-alunas das comunidades interioranas por onde o projeto passou, convidadas para mostrar o que aprenderam. Algumas nunca haviam pegado na máquina antes do curso, outras, como Dona Eunice de Morais Rodrigues, levam a vida na costura desde muito cedo, em princípio com o que aprenderam em casa. Durante os últimos dias no estande do Escola Móvel ela já perdeu as contas de quantas bainhas costurou para os visitantes do evento. Segundo Larissa Martins, pedagoga da Escola Móvel, cerca de 230 pessoas por dia participaram da ação.  ”A ideia é passar o conceito de sustentabilidade, incentivar a transformação e reinvenção de materiais, que a pessoa pode levar para a vida cotidiana”, garante.
Aos 53 anos, Dona Eunice conta que fez o curso com o objetivo de aprender técnicas novas, como o uso de moldes. Moradora do Bairro da Serra, ela possui uma lojinha na Rua do Sacramento, onde realiza consertos de roupas e faz peças por encomenda. Batizada por uma trupe de teatro da comunidade que faz propaganda do comércio na região, a loja tem até slogan: “Minha loja é conhecida como Ateliê Eunice Rodrigues – o pronto socorro da sua roupa!”, brinca a costureira. Sempre em busca de novos conhecimentos, Dona Eunice sonha fazer faculdade e se tornar costureira famosa de marca. “Aprendi que a vida gira em torno de aprender e desenvolver técnicas, mas também é preciso dividir o dom que Deus nos deu e ensinar os outros. Vou lutar para realizar meu sonho, mas também quero compartilhar o que aprendi e ajudar o próximo”, garante ela.
Desde 2011, o projeto nas comunidades já formou mais de 14.000 pessoas e atende desde pessoas com alfabetização básica até pós-graduados, pois durante o período das férias o público dos cursos inclui estudantes e profissionais de outras áreas em busca de novos conhecimentos, ou de lazer. Com duração média de 30 dias, os cursos de iniciação profissional do Projeto Escola Móvel são focados no aprendizado prático, 80% do conteúdo é ensinado na prática e apenas 20% na teoria.


A abertura do 13º Minas Trend contou com badalado coquetel, desfile e festa, reunindo convidados ilustres entre eles, a Chic Glória Kalil ,na noite de segunda feira (07/10) em Belo Horizonte. Passaram pelo salão do Expominas profissionais de moda, imprensa especializada e convidados da FIEMG e das grifes mineiras.


Fonte: Minas Trend


Nenhum comentário:

Postar um comentário