quarta-feira, 25 de junho de 2014

CONVITES DE CASAMENTO E DEBUTANTE COM R.S.V.P.



Um comentário numa rede social sobre o tema, originado de uma renomada jornalista mineira, foi merecedor de atenção por seu relato, no qual citou indelicadeza de algumas pessoas confirmarem um convite e não comparecerem.

Uma história muito interessante ilustra a falta de informação a respeito, quando uma convidada recebeu um convite e ligou para o número que constava no mesmo, dizendo que queria fazer “reservas”, argumentando que a sigla R.S.V.P., possuía este significado.

Como muitos procedem de maneira incorreta quanto a esta questão, um texto explicativo sobre o significado e importância da sigla R.S.V.P., pode auxiliar quem não esteja a par do assunto. Dessa forma, este post poderá ser esclarecedor para eliminar vários equívocos relativos a um detalhe tão pequeno, mas causador de dúvidas.

Apesar do significado desta sigla ser conhecido, muitas pessoas ainda não entendem realmente o seu sentido e não têm noção de como proceder quando se deparam com a mesma.

A sigla R.S.V.P. é acrescentada no convite com o objetivo de solicitar a confirmação de presença do convidado em eventos, podendo ser utilizada em convites de casamento e debutante.

Originada da sigla obtida da frase do francês “Repondez sil vouz plait” que, em português, quer dizer “Queira responder, por favor”, foi incorporada aos hábitos brasileiros de comunicação.

Em muitas ocasiões o convite apresenta a sigla com tradução, facilitando a compreensão dos desavisados.

Geralmente, abaixo da sigla, consta o nome da pessoa que receberá a confirmação da presença e o número do telefone.

Pode-se não confirmar e não comparecer, mas o que não deve ser feito é não confirmar e comparecer ou vice-versa.

O emprego desta sigla deve-se principalmente ao fato de prever a quantidade de convidados que comparecerá ao evento, considerar o espaço adequado, quantidade de utensílios, iguarias, bebidas e equipe de apoio.

Por Luiza Miranda
Promotora de Eventos, Cerimonialista e autora do livro: Negócios e Festas - Cerimonial e Etiqueta em Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário